domingo, 29 de agosto de 2010

Tomate gratinados

Ingredientes:

2 tomates pequenos (maduros mas rijos)
1 fio de azeite
orégãos q.b.
Queijo mozarela ralado q.b.

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
Cortar OS tomates ao meio e retirar as semenetes. Colocar num recipiente de ir ao forno.
2. Regar OS tomates com um fio de azeite, enchê-Los com o queijo ralado e polvilhar com orégãos.
3. Levar ao forno.
Retirar quando o queijo estiver gratinado (cerca de 15 minutos).
Servir de imediato
 
POR:DALIA GRAÇA

Bolo

Ingredientes:


bolo
150 gr de margarina sem sal
1 xícara de açucar
1 xícara de leite
2 xícaras de trigo
1 xícara de chocolate em pó
3 ovos
1 colher de sopa de fermento

pudim

3 ovos

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
1 colher de amido de milho

Preparaçao

Bolo:

na batedeira em velocidade média bata a margarina e o açucar ate formar um creme, depois vá adicionando os ovos um a um, o trigo, o leite e o chocolate em pó, depois adicione o fermento e apenas mexa com uma colher.
Coloque a massa em uma forma de pudim já caramelizada (isso mesmo a massa em cima do
caramelo).


Pudim:


bata tudo no liquidificador e coloque na forma em cima da massa do bolo.
Leve para assar em banho maria por mais ou menos 50 minutos ou ate que o bolo esteja completamente por cima.
Deixe esfriar e desenforme.
Enquanto assa, o pudim iá descer passando pela massa do bolo e o bolo irá subir, assim quando você desenformar o pudim ficará por cima e o bolo embaixo

POR:DALIA GRAÇA

CREPES

Ingredientes:

Farinha 250 gr
Açúcar 60 gr
Sal 1 pitada
Ovos 5
Óleo 2 c. sopa
Leite 3/4 lt
manteiga qb para a fritura

Preparaçao

Numa tigela grande misturar a farinha peneirada, o açúcar e o sal; fazer um buraco e no meio juntar os ovos inteiros mexendo com as varas até criar uma massa una; adicionar agora o óleo e em seguida o leite a pouco e pouco. Tapar a tigela e deixar descansar cerca de 1 hora(acreditem que compensa, a massa fica muito melhor).
Pôr uma frigideira boa (daquelas com teflon intacto, para que corra bem!) ao lume e deixar aquecer; adicionar um pouquinho de manteiga, o suficiente para deixar a frigideira untada, e em seguida deitar uma pequena concha de massa no centro fazendo depois desliza-la com a ajuda de movimentos circulares. Com uma espátula descolar as bordinhas do crepe e pegando numa parte fazer virar o crepe.deixar tb fritar deste lado e está pronto para acompanharem como mais gostarem!

POR:DALIA GRAÇA

ERVILHAS COM OVOS ESCALFADOS

Ingredientes:
Bacon em tiras 150 gr
Azeite qb
Cebola 1/2
Alho 4 dentes
Tomate Pelado 1/2 lata
Vinho Branco qb
Ervilhas congeladas 400 gr
Sal grosso e Pimenta Preta qb
Linguiça ou Chouriço de Carne 1
Coentros Picados qb (usei dos congelados, era o que cá tinha)
Água qb (vai-se acrescentando)
Ovos 4

Preparaçao:

Num tacho baixo e largo deitar o Bacon para fritar até ficar crocante adicionando depois um bom fio de azeite juntamente com a cebola e o alho que devem refogar; depois de refogado adiciona-se o tomate pelado envolvendo tudo, quando levanta fervura refresca-se com vinho branco. Adicionam-se agora as ervilhas temperando com o sal e a pimenta e envolvendo tudo bem; adicionar um pouco de água e a linguiça/chouriço inteira/o e tapar. Em levantando fervura deixar cozinhar meio destapado para ir apurando e ir acrescentando água de quando em quando, pois tem que ter molho. Quando o enchido estiver cozinhado retirar e reservar cortando em rodelas quando tiver arrefecido. Quando estiver quase pronto adicionar uma boa porção dos coentros picados (guardar outra parte) para que tome sabores. Deitar os ovos um a um dentro do molho, com cuidado para que não rebentem, e tapar para que escalfem! Mesmo antes de servir polvilhar com o resto dos coentros, junatr asrodelas do enchido e acompanhar com um bom arroz branco.

Bom Apetite!

POR:DALIA GRAÇA

Doce de limão

Ingredientes:

Açúcar 450 gr

Manteiga sem Sal 250 gr
Limões 6 (raspa e sumo)
Ovos 6 (inteiros)
(tenham frascos de vidro disponíveis para encher com o doce)


Preparaçao:


Deve ser feito em banho-maria, pois é mais seguro! Pôr ao lume uma panela com água a ferver e em cima colocar ou outra panela de tamanho ligeiramente inferior ou uma tigela de inox tb de nº abaixo (atenção à quantidade de água, deve ser suficiente para tocar na panela/tigela mas nunca de mais para não entrar no doce!)


Deitar primeiro a manteiga e deixar derreter ligeiramente, deitar logo o açúcar e envolver. Deixar incorporar mexendo. Adicionar a raspa e sumo dos limões, envolvendo e mexendo até se incorporar. Quando estiver tudo homogéneo começam-se a deitar os ovos, previamente bem batidos, em fio e mexendo sempre vigorosamente com umas varas. Depois ir mexendo sempre com uma colher de pau e está pronto quando apresentar um aspecto cremoso e se agarrar ligeiramente à colher de pau.

POR:DALIA GRAÇA

Dica - Colestrol

Alimentos ricos em colesterol:

Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas 'gordas', gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, lagosta, vísceras.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol (impedindo a absorção deste pelo instestino):

Aipo, couve-de-bruxelas, ameixa preta, couve-flor, amora, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, cevada, figo, vegetais folhosos.



O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. É sintetizado no fígado e em quantidades normais, é necessário para algumas funções do organismo mas, em excesso, causa problemas. Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo algumas hormonas e ácidos biliares.

EMPADAO DE SOBRAS DE CARNE

Picar muito bem os restos da carne de vaca guisada incluído molho, ervilhas, cenouras e até batatas....


Num pirex ou qq outro prato de forno fazer uma cama com puré, forrar com a pasta da carne e cobrir novamente com puré. Antes de ir ao forno (que deve estar já bem quente) pincelar com ovo batido e em querendo podem dar uns efeitos decorativos com um garfo!


Está pronto quando apresentar um aspecto bem coradinho e quente.


Acompanhar com uma boa salada
 
POR:DALIA GRAÇA

ARROZ DE MANTEIGA

Ingredientes:
Arroz Agulha 1 caneca
Água 2 canecas mal cheias
Sal qb
Cebolinas 2 (podem usar uma cebola normal)
Manteiga qb


Preparaçao:

Lavar bem o arroz e escorrer.
Num tacho baixo e largo deitar a água com o sal, uma colher de sobremesa de manteiga e as cebolinhas descascadas e cortadas ao meio; quando começar a ferver juntar o arroz e deixar levantar fervura; tapar e pôr o lume no mínimo contando 15 minutos; quando estiver pronto e antes de servir junta-se uma boa colherada de manteiga e envolve-se tudo. O arroz deve apresentar um aspecto meio empapado mas apetitoso

POR: DALIA GRAÇA

ROLINHO DE CARNE MISTA

Ingredientes:
Carne de Vaca Picada 500 gr
Carne de Porco Picada 500 gr
Pimento Picado 1/2
Cebola Picada 1/2
Alho Picado 3 dentes
Salsa Picada 1/2 raminho
Ovos 2
Pão Ralado qb
Sal e Pimenta Preta moída qb
Azeite e Manteiga qb
Vinagre qb


Preparaçao:
Acender o forno para ir aquecendo; numa tigela misturar as duas carnes juntamente com a cebola, pimento, alho, salsa, ovos e pão ralado e temperar a gosto com sal e pimenta; moldar em rolo e por cima regar com um fio de azeite e deitar umas nozes de manteiga levando a assar ao forno; a meio da cozedura devemos picar a carne com um garfo e salpicar com vinagre. Acompanha bem com arroz, massa, puré, salada.....

POR: DALIA GRAÇA

Dica - Sobre o Alh

O Alho é bom, faz bem, dá vida a muitos pratos de culinária e sem ele seríamos com certeza menos felizes! Mas infelizes ficamos quando os descascamos, entre a irritação das cascas e peles e o cheiro que fica nas mãos venha o Diabo e escolha....é claro que hoje em dia temos disponível no mercado várias alternativas, em pó, em pasta, desidratado, etc, mas nada como o alho fresco, descascado por nós!


Siga alguns destes conselhos:


Pode usar uma ferramenta própria, é um rolo de silicone onde põe o dente de alho dentro e faz rolar com a sua mão fazendo alguma pressão, a casca salta toda e o dente de alho fica intacto e bonito, e nada de cheiros na mão, não se esqueça de tirar o rabo do alho, aqui apenas sai a pele;


A forma que mais uso é esborrachar ligeiramente o dente de alho com a lateral de uma faca grande, a pele estala e solta-se por completo sendo apenas necessário retirar-lhe o rabo (esta é a forma ideal quando o queremos picar em seguida);


Há também quem ponha os dentes de alho dentro de água e os leve ao micro ondas por uns segundos, a pele salta mas os alhos não ficam grande coisa, amolecem!


Picar e cortar alhos deixa sempre mau cheiro nas mão! Mas nunca as lave com água quente nem detergente, tudo isso potencia o cheiro ainda mais....cautela! Faça o seguinte, com a faca que usou para os picar, meta-a debaixo de água fria corrente de forma a que a água caia sobre a lateral escorrendo depois par o fio da faca, ponha as mãos com o cheiro a alho por baixo desta água e surpreenda-se, o cheiro desaparece....acredite! Há tb um tipo de sabonete feito em metal à venda que produz o mesmo efeito, mas a faca funciona ainda melhor, parece bruxedo!


Aconselho ainda, e já que se usa alho quase todos os dias, a descascarem uma boa quantidade e a reservarem no frigorífico por alguns dias, dentro de uma caixa bem fechada, cuidado com os cheiros!

POR: DALIA GRAÇA

Dicas sobre o arroz

Dica - Quando nos corre mal o Arroz, o que fazer?



Arroz sem Sal - se por acaso se esqueceram de colocar sal no arroz e este já estiver pronto, junte num copo de água a quantidade de sal que usaria, misture e deite sobre o arroz tapando e levando ao lume mais 1 ou 2 minutos e deixando tapado mais uns cinco minutos! Funciona.


Arroz Empapado - se o arroz vos sair empapado e o quiserem soltar, passem-no por água quente e escorram como fazem com o esparguete, isto tira o excesso de goma e assim conseguem um arroz soltinho!


Arroz Queimado - Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela destapada ainda quente e com vapor, dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparece. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.


NOTA: O Arroz produzido em Portugal é o Carolino; este arroz é sem dúvida muito mais saboroso, absorve melhor o sabor dos alimentos mas também empapa com mais facilidade!


Bom Arroz!

POR: DALIA GRAÇA

Arroz

Ingredientes:
Arroz Agulha 1 caneca

Cebola Picada 1
Caldo de Galinha 1 cubo
Louro 3 folhas
Azeite e Sal Grosso qb
Água 1 caneca e 1/2




Preparaçao:
Num tacho baixo e largo deitar um bom fio de azeite e refogar a cebola juntamente com o caldo de galinha e as folhas de louro; juntar o arroz envolvendo bem; adicionar a água já quente da torneira e temperar com sal; quando levantar fervura baixar o lume, tapar e contar 15 minutos; no fim deixar tapado mais cerca de 5 minutos! Retirar as folhas de louro, empratar e decorar com umas folhinhas secas!

POR: DALIA GRAÇA

BEBIDA QUENTE PARA OS DIAS FRIOS

INGREDIENTES:
1 LATA LEITE CONDENSADO
3 MEDIDAS DA LATA DE LEITE
2 PAUS DE CANELA
1 TABLETE DE CHOCOLATE MEIO-AMARGO PICADO


PREPARAÇÃO:
BATA NO LIQUIFICADOR O LEITE CONDENSADO E O LEITE
LEVE AO LUME COM A CANELA MEXENDO DE VEZ EM QUANDO
QUANDO FERVER ABAIXE O LUME E JUNTE O CHOCOLATE PICADO
MEXENDO ATE DERRETER COMPLETAMENTE
RETIRE A CANELA E SIRVA DE SEGUIDA

POR: DALIA GRAÇA

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bavaroise de Anánas

Ingredientes:


*500 grs de açúcar pilé
*1/2 chávena de água
*1/2 ou 1 lata de ananás
*12 gemas
*7 folhas de gelatina
*Natas para Bater Parmalat em chantilly q.b.
Confecção:


Põe-se o açúcar com a água ao lume até estar em ponto de pérola.
Em seguida junta-se o sumo de meio ananás e volta ao lume até tomar o mesmo ponto.
Deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se-lhe as gemas previamente batidas.
Leva-se ao lume brando mexendo continuamente até engrossar; ainda ao lume junta-se a gelatina que deve ter estado a amolecer em água fria, pelo menos dez minutos e retira-se do lume.
Batem-se as claras em castelo, misturam-se no creme e deita-se numa forma previamente molhada em água fria.
Deixa-se gelar de um dia para o outro e desenforma-se molhando rapidamente a forma em água quente.
Guarnece-se à volta com rodelas de ananás e por cima com rosetas de chantilly.

Por:SolPedro

Bavaroise Branco

Ingredientes:


*250g de açúcar
*7 ovos
*1/2kg de natas
*100g Chocolate para Culinária Nestlé
*6 folhas de gelatina
*2 colheres de sopa de genebra
*1 copo de leite


Confecção:


Num recipiente grande, bata as gemas de ovos com a genebra, junte o açúcar e misture bem para dissolver a composição.
Coloque o leite num tacho ao lume e deite a gelatina sobre o leite quente deixando dissolver bem.
Em seguida junte às gemas de ovos.
Bata as claras em castelo, bata também as natas e misture ambos com a mistura anterior, meta no frigorifico até prender.
Desenforme e cubra com o Chocolate para Culinária Nestlé derretido servindo bem frio.

Por:SolPedro

Bolinhas de queijo fresco

Ingredientes:
*300 G queijo fresco espremido
*100 G queijo parmesão ralado
*3 Ovos
*1 C. Sopa farinha
*Pão ralado
*Óleo para fritar
*Q.b. sal
*Q.b. Pimenta


Preparação:


1. Passar o queijo fresco ou o requeijão por um passador fino, juntar o parmesão, a farinha, sal, pimenta e 2 ovos.
2. Misturar bem e tender bolinhas, que se passam no ovo batido, depois no pão ralado e se fritam em abundante óleo quente.

Por:SolPedro

Amêijoas com chouriço de carne

Ingredientes:
*2 Kg amêijoa-preta
*6 C. Sopa azeite
*5 Dente (s) de alho
*3 Cebola (s)
*200 g chouriço-de-carne
*Vinho branco
*2 Limões
*Q.b. piripiri em pó
*Q.b. coentro (s) picado (s)
Preparação:


1. Depois de bem lavadas deixe as amêijoas de molho durante 1 hora bem cobertas de água com um pouco de sal, a fim de perderem a areia.
2. Numa caçarola larga, leve ao lume o azeite e os alhos pisados. Quando estes alourarem mas não queimarem, junte-lhes as cebolas descascadas e picadas. Refogue em lume muito brando.
3. Quando a cebola ficar translúcida junte-lhe o chouriço cortado em rodelas grossas.
4. Tempere com sal e piri-piri e vá adicionando pequenas porções de vinho branco deixando refogar até o chouriço cozer.
5. Adicione as amêijoas lavadas e escorridas, tape a caçarola e cozinhe até abrirem, agitando várias vezes a caçarola. Rejeite as que ficarem fechadas.
6. Já fora do lume, regue com um pouco de sumo de limão, polvilhe com coentros ou salsa picada e sirva de imediato com pedaços de limão.

Por:SolPedro

Amêijoas à minha moda

Ingredientes:

*1 Kg amêijoa
*3 c. Sopa azeite
*2 Dentes alho picado
*1 Limão
*Q.b. Pimenta
*Q.b. sal
*Q.b. coentros picados



Preparação:


1. Coloque as amêijoas numa tigela, cubra com água, junte bastante sal e deixe de molho por algumas horas. Lave as amêijoas até retirar toda a areia e escorra.
2. Numa panela coloque o azeite e deixe aquecer em lume brando. Junte o alho picado e frite alourar.
3. Acrescente as amêijoas e os coentros. Tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe, sacudindo a panela de vez em quando até todas as amêijoas ficarem abertas.
4. Regue com o sumo do limão e retire do lume, servindo imediatamente.

Por:SolPedro

Abacate à moda do rei

Ingredientes:
*2 Abacate
*70 G camarão (s)

*Q.b. sal
*Q.b. Pimenta
*2 Dl natas
*5 Anchova (s)
*14 Azeitonas recheadas
*1 C. Chá mostarda
*1 C. Chá salsa picada
*4 Ovo (s) cozido (s)
*2 Limões
*4 C. Sopa azeite


Preparação:


1. Corte os abacates ao meio, no sentido do comprimento e retire os caroços. Com ajuda de uma colher retire a polpa, deixando as cascas inteiras.
2. Misture a polpa com o azeite e o sumo de 1 limão e deixe repousar durante 15 minutos.
3. Depois passe a polpa por um passador e junte as natas. Bata com um batedor, de modo a obter um preparado homogéneo. Tempere com sal, pimenta, sumo e raspa de casca de limão.
4. Corte os ovos ao meio, ao comprido, retire as gemas, e sem partir as claras.
5. Esmague as gemas juntamente com as anchovas, a mostarda e sumo de meio limão.
6. Encha as meias claras com este preparado e una-as duas a duas, para fazer os ovos. Coloque-os dentro dos abacates, em lugar do caroço. Cubra com o creme de abacate e natas.
7. Enfeite com os camarões, as azeitonas recheadas e salsa picada. Sirva bem frescos.

Por:SolPedro

Irish-Coffe

*1 café quente
*1 dose de whisky
*2 colheres de chá de açúcar
*cobre-se com natas
*feito em copo de vinho tinto

Por:SolPedro

Gin Fizz

* 1 / 2 de gin
* 1 / 2 de sumo de limão
* Gelo
* 2 colheres de chá de Açúcar
* Feito sem agitador
* enfeita - se com Uma Rodela de limao e Uma cereja
* Mistura -se com agua gaseificada
Por: SolPedro

Cocktail americano

* 04/03 de campari
* 1 / 4 de vermute tinto
* Gelo
* decora- se com Uma Rodela de laranja
* Feito sem agitador

Por: SolPedro

Campari


*2/4 de campari
*1/4 de sumo de limão
*1/4 de gin
*gelo
*batido no shaker
*1 rodela de limao
*hortelã

Por:SolPedro

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pate de atum

Ingredientes:
1 lata de atum
1 frasco de maionese
alho em pó q.b
coentros
1cebola

Preparação:
Meter na picadora o atum a cebola e os coentros e picar tudo.
Numa tigela meter a maionese o alho em pó e o preparado anterior misturar tudo e vai 1hora ao frigorifico para refrescar.
Servir com tostas...

Por: Naninhas

Frango com mel

Ingredientes:
1 frango
mel q.b
sal q.b
alho q.b
azeite q.b

Preparação:
Cortar o frango em pedaços,tirar o excesso de pele.Numa frigideira colocar mel,alho,sal e um pouco de azeite,aquecendo somente para misturar os ingredientes.
Passar os pedaços de frango por esse creme e colocar num pirex de ir ao forno.
Colocar no forno e ir virando até ficar pronto e coradinho!!

Por: SolPedro

Brigadeiro no microondas

Ingredientes:
1 chávena de açúcar
1 chávena de água quente
1 chávena de farinha
1/2 chávena de óleo
4 ovos
1 pacote de mousse de chocolate

Preparação.
Juntar tudo e vai ao microondas por 7 minutos, depois pode-se decorar com pepitas ou raspas de chocolate.

Por: SolPedro

Pasta de frango

Macarrão ou outro tipo de massa a gosto
2 Peitos de frango,cortado em bocadinhos tipo strogonof
1 cebola
1 dente de alho
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 pacote de natas
azeite
1 pacote de queijo mozzarella ralado
azeitonas sem caroço
1 pitada de oregãos
sal e pimenta q.b.
Num tacho,cortar a cebola em meias luas,picar o alho e regar com azeite,vai ao lume ate a cebola ficar macia.Adiciona-se o frango e deixa-se cozinhar um pouco ate o frango ficar cozido.Adiciona-se a polpa de tomate,as azeitonas e os oregaos,tempera-se com sal e pimenta,junta-se as natas,mexe-se e deixa-se ferver ate o molho engrossar.
Dentro de um pirex,põe-se a massa já cozida,depois a mistura do frango e por fim a mozzarella e vai ao forno ate o queijo derreter.
Acompanha-se com salada.
Muito bom mesmo este prato que o faço muitas vezes e não sai caro!!!

por:Vandagabriel09

Como reutilizar os resíduos e contribuir para um planeta + limpo

  •  As embalagens de sumos ou de leite podem ser transformadas em vasos para plantas ou em suportes para canetas e lápis.
  •  As caixas de cartão podem servir para guardar roupa, calçado ou revistas.
  • Pode oferecer a roupa que já não usa a instituições e a quem precisa ou, no caso de já não estar em condições, transformá-la em panos.
  • As latas podem servir também para vasos ou recipientes para guardar objectos domésticos.
  •  Os frascos vazios podem servir para guardar parafusos, pregos, botões, moedas, etc ou mesmo como porta lápis ou jarra de flores.
  •  Pode aproveitar os sacos de plástico das compras para colocar os resíduos indiferenciados e desta forma poupar dinheiro na compra de sacos para o lixo.
  •  Caso algum resíduo não seja particularmente bonito para reutilização, não desanime. Sempre poderá recorrer à sua criatividade e imaginação, para o embelezar em períodos de descontracção (por exemplo, pintando, forrando com papel de embrulho reutilizado ou jornais e enfeitando com cordas, folhas e flores secas, etc.).

Serradura


Ingredientes:

2 pacotes de Nata
1 lata leite condensado
1 pacote bolacha Maria

Preparação:

 1 - Batem se as Natas
 2 - A estas adiciona se depois o leite condensado envolvendo suavemente
 3 - Tritura se parte da bolacha Maria e adiciona se tambem ao preparando, mexendo
 4 - Por ultimo,com a restante bolacha triturada fazer camadas alternadas do recheio e da bolacha,finalizando com bolacha

por:Marsofia

Como poupar dinheiro para fazer uma grande compra


Fazer uma grande compra – quer seja uma televisão nova, uma viagem, um carro ou até uma casa – é um dos principais motivos pelos quais as pessoas poupam dinheiro. Se precisa de começar a poupar dinheiro já para adquirir algo caro, saiba quais as melhores formas de o fazer.  
Colocar dinheiro de parte. Tendo em conta a compra que pretende fazer e o prazo em que gostaria de fazer essa aquisição, analise o seu orçamento mensal e veja qual a quantidade de dinheiro que pode colocar de parte todos os meses. Agende uma transferência bancária automática no início de cada mês da sua conta à ordem para uma outra conta, assegurando que esse valor fique realmente a salvo. 
Poupar, poupar, poupar. Conseguir colocar dinheiro de parte para poder efetuar uma compra mais avultada também pode implicar poupanças a outros níveis. Para que o ato de poupar não se transforme num sentimento de privação, analise em que áreas da sua vida seria possível poupar mais dinheiro, mesmo que seja de forma temporária: vestuáriomomentos de lazer, no dia-a-dia
Alimentação económica. A alimentação representa uma das maiores fatias de qualquer orçamento mensal e, embora não seja possível deixarmos de comer, esta é uma área onde é muito fácil poupar. Aprenda a planear os seus menus semanais, pesquise receitas económicas, não deite comida fora (aproveite-a para o almoço do dia seguinte, por exemplo), saiba como poupar no supermercado e evite comer fora.
Vender para comprar. Quase todos nós temos objetos guardados na garagem ou no sótão que dificilmente voltaremos a colocar dentro de casa – porque não vendê-los? Para além de poupar espaço em casa, poderá ainda ganhar algum dinheiro extra para depositar na sua conta poupança.
Rendimento extra. Para se poder poupar dinheiro, pode-se gastar menos, mas também se pode ganhar mais, ou seja, porque não arranjar um part-time que lhe permita ganhar o dinheiro que necessita para fazer a futura grande compra? Utilize a sua imaginação, pense nas suas capacidades e conhecimentos e procure um trabalho part-time que lhe permita ganhar esse rendimento extra: pode fazer traduções, dar explicações, vender quadros pintados por si, fazer bolos para fora… as possibilidades são muitas.
Trabalhar horas extra. Se existe a possibilidade de trabalhar horas extra no seu atual emprego, esta pode ser uma excelente opção para conseguir poupar aquele dinheiro que necessita para realizar uma grande compra. É claro que exige algum sacrifício pessoal e profissional, mas por outro lado será por uma boa causa: a concretização de um sonho, como comprar a sua primeira casa ou fazer uma viagem de luxo.
Dinheiro inesperado. Se receber um valor monetário inesperado – um prémio no trabalho ou o re-embolso do IRS – pense duas vezes antes de ir a correr gastá-lo, só para celebrar a sua sorte. Esse dinheiro não seria melhore empregue na conta que abriu para poupar para a compra de um carro novo? Aproveite estas oportunidades inesperadas para fazer crescer as suas poupanças.
Comprar usado. Comprar novo não é a única forma de conseguir fazer aquela grande aquisição que tanto anseia – pesquise bem aquilo que pretende comprar, verificando se não compensará comprar usado. Ao comprar usado, não significa optar por algo com menos qualidade e tem ainda a vantagem de ter de poupar menos.
Espere mais tempo. É claro que quanto mais depressa concretizamos os nossos sonhos e desejos, mais satisfeitos ficamos. Porém, poupar para fazer uma compra avultada pode passar por alongar o seu prazo e esperar um pouco mais de tempo para conseguir concretizá-la. As vantagens? Não terá de fazer um esforço financeiro tão grande no dia-a-dia e podem surgir oportunidades de negócio melhores.

20 dicas para poupar dinheiro na cozinha!!



A alimentação representa uma das maiores fatias do orçamento mensal de qualquer pessoa e, embora não seja possível deixar de comer, é possível e bastante fácil começar a poupar dinheiro na cozinha.
  1. Poupar na cozinha começa por aprender a poupar nas compras de supermercado: desde ir com uma lista previamente feita, fazer as compras de barriga cheia, sem crianças e aproveitando os cupões e promoções, são muitos os truques que o podem aliar na hora de abastecer o frigorífico e a despensa.
  2. Não vá ao supermercado durante uma semana e cozinhe exclusivamente com aquilo que tiver na cozinha – para além de poupar dinheiro, irá esvaziar o seu stock de alimentos, descobrindo produtos que talvez já nem se lembrava que tinha.
  3. Poupe muito dinheiro em fruta e legumes, bastando para isso comprar este tipo de alimentos exclusivamente dentro da sua época própria – para além de poupar dinheiro, a fruta e os legumes são mais saborosos quando são sazonais.
  4. Cozinhe apenas o que vai comer, para não desperdiçar – isto passa por ter um congelador organizado com as porções certas para a família em questão.
  5. Por outro lado, se cozinhar em grandes quantidades e depois congelar para várias refeições vai poupar energia.
  6. Aproveite toda a comida que sobra: para almoçar no dia seguinte ou para juntar tudo num tacho e fazer uma omeleta ou uma massa. Use a sua imaginação e crie novas e saborosas receitas para os restos de comida.
  7. Poupar na cozinha também passa pela forma como se cozinha. Aprenda a poupar gás: cozinhe com os testos nas panelas e numa boca do fogão adequada ao tamanho do tacho; use a panela de pressão; não encha as panelas com demasiada água; depois da fervura, reduza a chama do fogão; ligue a boca do fogão apenas quando a panela estiver pronta para cozinhar e desligue-a 10 minutos antes do tempo previsto para finalizar a cozedura sem desperdício.
  8. Evite comprar bolos e sobremesas já prontas, opte antes por confecioná-las você mesmo. O resultado? Um doce caseiro por metade do dinheiro!
  9. Para poupar nas despesas com carne e peixe, faça uma refeição vegetariana uma ou duas vezes por semana.
  10. Tenha sempre uma panela de sopa feita – para além de ser um alimento económico, saudável e saciante, basta congelar emtupperwares individuais para ter sempre à mão.
  11. Sempre que tiver de aquecer alimentos, opte pelo micro-ondas em vez do forno ou do fogão.
  12. Confecione o seu próprio pão.
  13. Escolha receitas que tenham os mesmos ingredientes em comum, ou seja, se comprou um naco de queijo parmesão para fazer uma lasanha, procure alternativas para o acabar de gastar: numa salada ou omeleta por exemplo.
  14. Sempre que possível, adquira os seus alimentos diretamente dos produtores.
  15. Deixe os alimentos descongelar naturalmente em vez de os colocar no micro-ondas ou debaixo de água quente a correr.
  16. É possível congelar praticamente qualquer alimento, por isso, se tiver alguma coisa em excesso ou passível de se estragar, lave, arranje e congele. O mesmo se aplica a enlatados – se tiver uma lata de cogumelos próxima da data de validade, cozinhe-os, preparando um molho, por exemplo, e depois congele.
  17. Uma boa sanduíche – com queijo, fiambre, ovo, tomate e alface – é uma receita rápida e económica. Junte-lhe uma sopa e uma fruta e terá uma refeição completa low-cost.
  18. Gastar menos eletricidade na cozinha passa por manter o frigorífico e o congelador cheios e limpos. Para além disso, evite manter as suas portas abertas durante muito tempo enquanto retira ou coloca alimentos nos mesmos. Uma dica económica é juntar tudo o que tiver para guardar ou retirar do frigorífico e fazê-lo de uma só vez.
  19. Utilize menos carne ou peixe, optando por uma maior quantidade de ingredientes mais económicos como legumes dentro da época, arroz ou massa.
  20. Pesquise receitas económicas na Internet ou em livros de culinária – existem muitas opções para se poder comer bem, mesmo a baixo custo.